A hipertensão arterial ou “pressão alta” é uma doença muito comum, carcterizada por níveis de pressão arterial persistentemente iguais ou maiores a 140/90mmHg.
Apesar dos níveis aumentados de pressão não causarem por si só sintomas na grande maioria dos casos,um mau controle pressórico pode ter consequências dramáticas com o passar do tempo, como AVC, doença renal, infarto e até mesmo perda de visão (retinopatia hipertensiva).
Como tratar?
A base do tratamento são medicamentos, mas não só isso- passa também por alteração em vários aspectos do estilo de vida que possam ter contribuído para esta patologia.
Atividade Física
Já existe benefício para a saúde em geral ( e em especial para controle de pressão arterial) com qualquer atividade física que tire do estado de sedentarismo- portanto se você só pode, por exemplo, subir as escadas até o seu apartamento ou fazer caminhadas curtas algumas poucas vezes na semana, ótimo! Procure primeiramaente implementar este habito a sua rotina, e aos poucos vá tentando chegar ao ideal, que é um mínimo de 150 minutos de atividade física moderada por semana!
Dieta
Comer mais frutas e vegetais,moderar o consumo de álcool, consumir mais peixe como fonte de proteínas e adicionar mais fibras a sua dieta podem comprovadamente contribuir para um melhor controle da pressão.
Sal
A Organização Mundial de Saúde definiu que a quantidade máxima saudável diária de sal é de 05 gramas do sal de cozinha (cloreto de sódio), equivalente a 02 gramas de sódio, mas a maioria das pessoas ultrapassa esta recomendação.
Procure abusar dos temperos naturais, evitar produtos industrializados e caldos de carne/frango em tabletes.
Controle de Peso
Estima-se que a cada 1kg de perda de peso corporal, ocorra aproximadamente a redução de 1mmHg de pressão arterial- portanto mesmo não chegando ao seu peso ideal, emagrecer já trará benefícios no controle pressórico.
Reduzir Estresse
Uma rotina estressante aumenta os níveis de adrenalina e cortisol, desequilibrando o organismo como um todo e favorecendo o descontrole da pressão arterial.
Evitar Medicamentos que Aumentam a Pressão
Anti-inflamatórios
Corticoides
Descongestionantes nasais
Alguns remédios para dores de cabeça que contenham vasoconstrictores (Lisador, Cefaliv, Neosaldina)
Entre outros
E tenha sempre um rotina de consultas com seu médico Nefrologista para adequado controle da sua pressão !